Foi dada a largada, 2019 já começou

Durante uma maratona existe muita expectativa, temos os corredores que desejam ganhar e se dedicaram em seus treinos reforçados, aqueles que foram apenas participar e mantiveram a forma, e até os aventureiros, para os quais terminar a corrida já é lucro.

Mesmo os mais preparados não sabem o que vai acontecer, muitas dúvidas afloram, “como será que vou me sair naquela subida?”, “hora de saber como está minha saúde”, “não posso ter nenhuma indisposição”. São muitos pensamentos, positivos e negativos.

Os corredores pensam nas suas estratégias, no seu condicionamento físico, e vão liderando o pelotão da frente. Os participantes tiram fotos, olham seus relógios, marcadores de ritmo, e os aventureiros estão alegres, alguns deles disparam ultrapassando quantos podem, tudo isso faz parte da mesma corrida, da mesma maratona.

A maratona vai cobrar no asfalto, não são somente os muitos quilômetros, mas envolve resistência, persistência, moral, cobrança pessoal, planejamento e preparação. No final é que a ficha cai, cansados, os corredores se cobram que faltou um pouco, quem sabe aquele sprint final, alimentação, preparação, dedicação, e a lista é grande.

Foi dada a largada, 2019 já começou, e a maratona que eu desejo que você se prepare é a da  aposentadoria. Estou falando da sua vida financeira presente e futura. Se você participar de uma maratona e não vencer ou não terminar, existirão outras, você poderá recuperar o “tempo perdido”.

Mas quando você se aproximar da linha de chegada da sua aposentadoria, após ter percorrido anos de trabalho, será nesse instante que saberá se foi um corredor, participante ou aventureiro.

Na maratona da vida financeira não existe outra oportunidade, é uma só corrida, pare de procrastinar, não relaxe, não faça de qualquer jeito, todos têm a mesma oportunidade de fazer o melhor para seu futuro financeiro.

Aposentadoria não é quem chega primeiro, é resistência, planejamento, prudência e perseverança.


Altemir Farinhas

Especialista em Finanças Pessoais e Comportamentais
Palestrante e escritor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *